Se existem polêmicas dentro do mundo dos chocolátras, a mais famosa com certeza é a definição do chocolate branco. Para os mais radicais, o chocolate branco não deveria nem ser chamado de chocolate, devido a sua composição. Afinal, qual é o certo?
Antes de entender a polêmica, precisamos lembrar como funciona o processo de fabricação do chocolate. A matéria-prima da guloseima é o cacau. As sementes do cacau passam por um processo na produção que gera dois subprodutos:
A massa de cacau – o principal componente dos chocolates escuros – é uma pasta de cor escura que possui o sabor amargo característico do chocolate que conhecemos. Possui diversos nutrientes, inclusive os flavonóides e anti-oxidantes. Explicamos um pouco sobre esses nutrientes neste post aqui.
A manteiga do cacau, que, por sua vez, possui coloração bem mais clara e é basicamente composta de gordura vegetal.
Dito isso, o que separa o chocolate normal do branco é esse subproduto. O chocolate branco não possui a massa do cacau, ele é feito exclusivamente de manteiga de cacau, leite em pó e açúcar (além de outros componentes para dar sabor, como baunilha).
Para alguns chocolátras mais puristas, é a massa de chocolate que dá o sabor característico do alimento, e o chocolate branco não possui essa massa. Por outro lado, a semente do cacau é composta de uma quantidade muito maior de manteiga de cacau do que de massa. Afinal, qual está certo?
Segundo a legislação brasileira, o chocolate é:
(…) o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % (g/100 g) de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados. 2.2. Chocolate Branco: é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20 % (g/100 g) de sólidos totais de manteiga de cacau. Anvisa, RDC nº 264
Sendo assim, chocolate branco é chocolate sim! Pelo menos no Brasil. Tem um detalhe: o chocolate precisa de pelo menos 20% de manteiga de cacau. Isso significa que nem todos os chocolates brancos no mercado, principalmente os de menor qualidade, são de fato considerados chocolate.
No fim, seja chocolate ou não, o que importa é saborear os melhores bombons. Aqui na Sabor Chocolate nós utilizamos apenas os melhores ingredientes, incluindo manteiga de cacau de altíssima qualidade. Faça uma visita e experimente!